VISITANTES

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pintores do Oeste


Como se noticiou, foi apresentado no Sobral, no passado dia 4, o livro “Pintores do Oeste de Portugal”, da autoria de Paco Ayuso e de Marini Portugal. O mesmo tem acontecido nos outros Municípios da Região. Dos autores, Marini Portugal, já falecido, foi militar, andou por África e foi quadro superior do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação. Publicou alguns livros, entre eles “Até Logo em Jerusalém”. Só Paco Ayuso tem ligações directas à região: tem há muito uma casa no Sobral, que é agora a sua residência oficial. De resto, viveu a maior parte do tempo no Concelho de Cascais, ligado à aviação. Tem como “hobby” a fotografia, tendo-se dedicado, nos últimos tempos, a fotografar obras de arte para livros a editar. E, um dia, surgiu a ideia de compilar as obras dos “nossos” pintores.
Este livro não pretendeu ser, nem é, uma obra exaustiva, nem quis ter um critério orientador na selecção das obras a publicar, que foram escolhidas pelos autores. Estes foram selecionados pelo simples facto de existirem, serem conhecidos e estarem “em exercício”. E, claro, terem respondido positivamente à solicitação que lhes foi feita. É assim que nos são apresentados 108 artistas, distribuídos pelos seguintes concelhos: Alcobaça (10), Alenquer (12), Bombarral (6), Cadaval (6), Caldas da Rainha (19), Lourinhã (4), Nazaré (5), Óbidos (10), Peniche (19), Sobral (9) e Torres Vedras (8).
Estranho é o não aparecimento de Arruda dos Vinhos. No livro nada se diz. Na apresentação foi dito que não foram localizados ou não responderam à proposta. Acerca do pintor João Faria, de Alenquer, diz-se que reside em “Merceana/Torres Vedras”, quando é Merceana/Alenquer, claro.
Do Sobral estão presentes Beatriz Caseirito, Daniel Ferreira, Fátima Ayuso, Fernando Rosa, Hakim Caseirito, Joaquim Lopes, Leopoldo Ludevice, Sandra Caetano e Vera Carteado. Confrontando este elenco com os pintores do Concelho que têm exposto na Galeria Municipal, facilmente notamos a ausência de pelo menos outros nove: Alda Batista, Alexandre Frias, Diogo Ludevice, Luís Lopes, Maria Celeste Reis, Maria Domicília, Maria do Rosário Baião, Reinaldo Fragoso, Vitorino Elói.
O livro tem 230 páginas, profusamente ilustradas, com fotos e papel de óptima qualidade. Graças aos patrocínios que obteve, custa € 25, sendo o seu valor real muito superior. Não me cabendo avaliar o conteúdo essencial do livro, transcrevo um parágrafo da sua Introdução, com o qual concordo: “O acervo de obras de pintura incluído neste livro espera-se que ofereça um mais profundo conhecimento da globalidade do património artístico existente em cada Município e da Região Oeste em geral. Por ventura, permitirá uma melhor compreensão da sociedade do nosso tempo.”

Estão nele representados vários tipos, estilos e técnicas de pintura: paisagem rural e urbana, retrato, pintura abstracta, natureza morta, pintura a óleo, acrílico, aguarela, grafite…E não só de temas do Oeste: temos apontamentos de Espanha, do Alentejo, de Lisboa, Monsanto (Beira Alta), Vila Franca de Xira, Cascais, Veneza, Porto, Lagos, Brasil. E até um Afegão e um (?) Adónis, ambos de página inteira.
Dos pintores do Sobral, destaco, por gosto pessoal, “Mulher”, de Beatriz Caseirito, “Mercado do Sobral”, de Daniel Ferreira, “Cores do Fundo do Mar” de Fátima Ayuso, “Orvalhos-Trigo” de Fernando Rosa, “Barcos à deriva” de Joaquim Lopes e “Paisagem Rural” de Vera Carteado.
E como nem só de pão vive o Homem, o livro também nos presenteia com alguns poemas de Marini Portugal… Vou deixar três estrofes de dois deles…
Olho o Oeste, esta casa, este lugar, este destino
Em paisagem de névoa que fecha as manhãs,
Nos orvalhos e geadas que tingem a luz fria,
De nevoeiros que não deixam ver claro,
Neste Oeste de tanta claridade
.
Ah! Se eu fosse pintor!...
Pintava os moinhos do Oeste,
Nas suas paisagens,
Na contra luz do céu azul,
Ou em arco-íris espelhados nas nuvens.

Ah! Se eu fosse pintor!...
Reuniria todas as partículas da beleza,
E extasiado por tanto amor,
Num longo e arrebatado abraço,
Pintaria o Sobral de Monte Agraço.

Para ver e ler o resto, resta-lhe aceder ao livro, que pode requisitar ou comprar na Biblioteca Municipal: pode aproveitar a Feira do Livro, que decorre de 25 de Maio a 8 de Junho.

José Auzendo



4 comentários:

  1. Boa tarde Auzendo
    Li este seu trabalho que muito apreciei e volto a dar-lhe os parabéns pela forma minuciosa com que nos presenteia tudo o que escreve.
    Não assisti à apresentação do livro dos PINTORES DO OESTE mas já tive ocasião de o ver e analisar. É de facto uma obra muito interessante e que revela a existência de grandes talentos aqui da zona Oeste. De certo poderão haver muitos mais e espero que no futuro se consigam revelar muitos desses talentos ainda ocultos, quantas vezes escondidos atrás de "4 paredes" espalhadas ou esquecidas por estes campos fora...
    Haja quem os descubra e revele.
    Obrigada e um abraço.
    Lourdes Henriques.

    ResponderEliminar

  2. Foi com muito prazer que assisti ao lançamento do livro “Pintores do Oeste”, de Paco Ayuso e Marini de Portugal. A apresentação do livro foi feita pelo Senhor Paco Ayuso que nos deu conhecimento da razão deste trabalho: percebeu-se pelo que disse uma grande paixão pelo Sobral e essa paixão levou-o a escolher este concelho para residir.
    O livro dá-nos uma perspectiva de alguns dos pintores do Oeste e agradou-me sobretudo ver nele retratados os nossos pintores, que são do Oeste, mas principalmente Sobralenses. Percebi mesmo no Auditório Municipal que houve outros pintores que não tiveram conhecimento deste trabalho, mas penso que não haveria espaço para todos, digo eu…
    O Clube Sénior teve uma participação na apresentação do livro, através do Núcleo de Artes Cénicas: o nosso professor Manuel Augusto disse, e muito bem, alguns dos poemas de Marini Portugal, já falecido, que fazem parte do mesmo livro, nos quais o autor enaltece as paisagens do Oeste, mas também um grande amor ao Sobral. O professor Auzendo teve o bom gosto de nos presentear com três lindas estrofes.
    Maria Alexandrina

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Auzendo, obrigada por mais este interessante texto, pois aborda um tema que me interessa particularmente, a "PINTURA". É sem dúvida motivo de orgulho saber que, existem tantos talentos na área da Pintura na nossa região. Não conheço o livro, apenas o vi na biblioteca, logo que possível tenciono adquiri-lo. Visitei a exposição, ao pormenor e sem pressa, observei todos os trabalhos, e fiquei fascinada com toda aquela arte que, mãos talentosas passaram para a tela. Duma maneira geral gostei de todos mas, de alguns em especial e desses destaco "Mercado do Sobral", "Paisagem Rural", mais três ou quatro dos quais não me recordo os titulos. Sou, desde à muitos anos uma apaixonada por Pintura. Desde aí, sonhei, um dia saber pintar tela, tecido etc, só que o tempo foi passando e continuava apenas a sonhar, até que neste ano, finalmente esse dia chegou,e com ele a concretização dum sonho tão antigo. Comecei por tela em acrílico, já fiz umas pequenas coisas, confesso que está a ser uma experiência fantástica, estou a adorar.Por muito que tenhamos que esperar, nunca devemos desistir dos nossos sonhos.
    Um abraço
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa ... minha amiga Rosa, fico contente por, com este texto, lhe ter proporcionado a oportunidade de "dar a conhecer ao mundo" que está a pintar. E a gostar de pintar. Resta-me esperar que, em breve, se "aventure" a mostrar-nos aqui os seus trabalhos. Nas biografias do livro, e até na da Maria do Rosário Baião, que foi Destaque no Blogue, vê-se que a Rosa não será a primeira autodidacta a ter sucesso.

      Auzendo

      Eliminar